terça-feira, 4 de maio de 2010

Resenha sobre o documentário "Língua: Vidas em Português"

Dirigido por Victor Lopes, filmado em 2001, "Língua - Vidas em Português" é um documentário filmado em seis países. Poderia se dizer que esses países são completamente diferentes um dos outros se eles não fossem ligados pela língua portuguesa.

Mesmo assim na Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe • Timor-Leste a comunicação seria um tanto complicada entre os falantes do Português. A geografia linguística explica que dentro de um mesmo país ocorrem tantas variações da língua que as vezes pode ser difícil, por exemplo, para um brasileiro paranaense compreender o que um brasileiro alagoense está lhe dizendo. Imagine então dentro dessa imensidão de culturas variadas. Depois de reinventado tantas vezes "o português ficou sem dono" diz um dos personagens.

Hoje o português é falado por aproximadamente duzentas milhões de pessoas, sendo uma das línguas mais utilizadas no mundo. E mesmo quando deixa de ser utilizada por alguns que resolvem partir para outros lugares que não fazem parte da lusofonia, ele continua no pensamento de quem tem o português como língua materna. "O que faz a memória é a palavra." diz Martinho da Vila. Um dos outros personagens conta, no decorrer de uma das histórias, que depois de muitos anos sem poder praticá-lo, ainda pensa em português. Lembra dos nomes das imagens como aprendeu primeiramente a nomeá-las, pela sua língua materna, em que lhe ensinaram como se chamavam todas as coisas que tem na memória desde pequeno.

No filme são entrevistadas pessoas ilustres como o escritor português José Saramago e o cantor e compositor brasileiro Martinho da Vila. Mostra também a vida cotidiana de seus personagens anônimos e revela traços da cultura de cada um dos países visitados.

"Se a língua não evoluísse ainda falariamos latim". O português com sua longa história de colonização e de imigrantes foi inúmeras vezes reinventado. Saramago então chega a conclusão "Não há a língua portuguesa, há línguas em português".

2 comentários:

  1. Pena que acabou sendo só um resumo adicionando algumas informações. Porque quando tava aí no fim, eu descobri que essa porra não vale nota e eu tenho um ensaio pra escrever, meu deus.

    ResponderExcluir
  2. Pq eliminar as minas do chão Moçambique e tão importante para aquele pais?

    ResponderExcluir